I Encontro Paroquial da Congregação Mariana
Clique sobre a imagem e veja em tamanho real

           No último Domingo (dia 23/05) foi realizado o I Encontro da Congregação Mariana da Paróquia Imaculado Coração de Maria, do rito Ucraíno-Católico, que reuniu mais de cinqüenta jovens da cidade de Irati, das localidades de Linha "B" de Gonçalves Júnior, Itapará, Pinhal Preto, Governador Ribas e do Município de Rebouças.
           Às 8h da manhã os jovens foram recepcionados com o café preparado pelas mulheres do Apostolado da Oração, com ajuda dos jovens da Congregação Mariana; Ás 9h ocorreu as boas-vindas com dinâmicas promovidas por representantes do movimento TLC (Treinamento de Liderança Cristã). Em seguida, ministrou a palestra "A Identidade do Jovem Cristão" o Pe. Inácio Malinoski, de Prudentópolis. Antes de irem à missa, os jovens foram divididos em quatro equipes (azul, vermelha, verde e amarela), tendo que cumprir a primeira tarefa da gincana: escolher um grito de guerra. A missa foi celebrada pelo Pe. Inácio às 11h, e, ao meio-dia, foi servido o almoço. Na parte da tarde, todas as equipes tiveram que competir entre si em provas que exigiam espírito de equipe, conhecimentos bíblicos, rapidez e agilidade. Entre elas: a prova da bananada, do mutirão, do jogo de perguntas e da corrida maluca. Todos tiveram a oportunidade de se conhecer melhor e se entrosar com os membros de sua equipe, bem como torcer e se divertir. Ao final, tiveram que discutir se suas posturas eram as de jovens "comunidade ou comodidade", debatendo os principais problemas e soluções para um maior engajamento da juventude junto à Igreja. Houve empate na pontuação geral das equipes azul e amarelo, embora o objetivo do encontro não fosse a competição, sim, o entrosamento da juventude pertencente à Paróquia Imaculado Coração de Maria. Como despedida do I Encontro, os jovens tiveram adoração na Igreja, com reflexões sobre família, organizada pelo TLC. Agradecemos a presença de todos, principalmente dos membros do Apostolado da Oração, das Comissões da Catequese, da Igreja, e, em especial, aos jovens do TLC.
           O encontro teve o apoio de toda comunidade ucraniana de Irati, em especial, dos Padres Luis Slobojian, Paulo Markiv, Francisco Saplak, com patrocínio de Oficina de Peças Fiat, do Sr. Silvestre Tchmola e Criart Comunicações Visuais, do Sr. Sandro Volski. O evento teve como objetivo maior reunir a juventude no debate dos valores cristãos e no cumprimento de deveres para com a comunidade em geral, e com certeza, cumpriu sua missão!