XXXVI CONGRESSO DA JUVENTUDE UCRAÍNO-BRASILEIRA

Clique sobre a imagem para visualizar
Informações

             União da Vitória sediou neste fim de semana um dos mais importantes eventos da comunidade ucraniana, o 36º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira.
             Contando com a participação de mais de 400 representantes de diversas comunidades ucranianas, o Congresso recebeu ainda visitantes do Canadá, Estados Unidos e Ucrânia, evidenciando a presença do Presidente do Congresso Mundial dos Ucranianos, Dr. Eugene Juswa e da Cônsul Laryssa Myronenko, além de diversas autoridades civis, como os prefeitos de União da Vitória Carlos Alberto Jung, de Porto União Renato Stasiak, o Dep. Est. Pedro Ivo Ilkiw; autoridades eclesiásticas da Igreja Ucraíno-Católica, e autoridades da comunidade ucraniana.
             No sábado dia 07/02, iniciou-se o cerimonial de abertura, seguindo com a palestra do Dr. Eugene Juswa, que deu um panorama geral sobre a atuação do Congresso Mundial dos Ucranianos, e sobre a Ucrânia atual. Na seqüência, a Prof. Fahena Porto Horbatiuk ministrou sua palestra sobre cultura, e na parte da tarde os congressistas se dividiram nas oficinas culturais sobre: folclore, culinária, pêssanka, ícones, bordados e coral, encerrando os trabalhos de sábado com a reunião de grupos de discussão para reflexão e análise do conteúdo transmitido, e aplicabilidade nas comunidades, e na vida pessoal de cada indivíduo. À noite, a Matriz de São Basílio Magno ficou lotada para a celebração religiosa, seguindo após para o jantar e baile de confraternização.
             No domingo, as atividades iniciaram com a palestra motivacional da Prof.ª Maria Genoveva Bordignon Esteves, seguindo a palavra do presidente da AJUB, Luiz Rizzo, que além dos assuntos gerais da associação, leu um manifesto da juventude em prol da valorização da língua ucraniana nas celebrações religiosas, fato que foi aplaudido pelos presentes, declarando também que a sede do 37º Congresso será Serra do Tigre em Mallet-PR. Na seqüência, foram colados em pauta o resultado dos trabalhos em grupo e o seguindo para as conclusões finais e encerramento.